segunda-feira, 26 de julho de 2010

TODOS PELO ECA - PRÓ - MENINO.

ECA para crianças e adolescentes

Você sabia que toda criança e adolescente possui direitos e deveres?  Eles estão no Estatuto da Criança e do Adolescente, mais conhecido como ECA.

O ECA determina, por exemplo, que toda criança tem o direito de brincar, de ter uma família e de estudar. Mas não podemos esquecer também dos deveres, como obedecer aos pais e conservar o meio ambiente.

E você? Tem seus direitos garantidos? Tem cumprido os seus deveres?

Os gibis são uma diversão, não é mesmo?  Que tal aprender sobre os seus direitos e deveres com o Menino Maluquinho?

O gibi Menino Maluquinho e o Estatuto da Criança e do Adolescente traz quatro historinhas sobre os direitos infanto-juvenis.

Na primeira delas, o Menino Maluquinho tem uma idéia brilhante para melhorar o mundo: criar dez mandamentos sob a ótica das crianças. Entre os mandamentos, “toda criança tem direito a sobremesas gostosas”, “a televisão só deve passar desenhos animados” e “as crianças passarão castigos aos adultos que pisarem na bola”. O menino corre para contar à sua mãe, mas ela lhe diz que já existem mandamentos para proteger as crianças e que eles estão no Estatuto da Criança e do Adolescente.
As histórias seguintes detalham alguns pontos do Estatuto, como o direito das crianças de brincar, de estudar e de ter uma família. Em sala de aula, a professora explica aos alunos que, além de direitos, eles também têm deveres, como o de obedecer aos pais.  A turminha sai à rua para verificar se o Estatuto está sendo cumprido e acaba conhecendo duas crianças que trabalham no semáforo.LEIA O GIBI:
fhttp://www.promenino.org.br/Portals/0/Biblioteca/CartilhaZiraldo_DH.pdf