quarta-feira, 21 de março de 2012

O que são Crianças ìndigo

ESSÊNCIAS DE BACH QUE PODEM AJUDAR:

  1. Chicory: para as crianças muito apegadas, que "grudam" na mãe e não largam o colo; que ficam doentes pelo medo do abandono; que adoecem quando os pais viajam ou quando não querem que a mãe vá trabalhar.
    Pode ajudar na hora do desmame, na hora de largar a chupeta ou a mamadeira, ideal para a criança não se sentir deixada de lado, quando nasce um irmãozinho.

    Mimulus: indicado às envergonhadas e tímidas, que têm medo de enfrentar o mundo, de ficar sozinhas, do escuro, de bichos, de vivenciar situações novas como ir à escola, andar de avião ou entrar na água do mar.

    Rock Rose: ajuda as que entram facilmente em pânico, quando se machucam, por exemplo, ou quando se vêem perdidas da mãe. É útil também para aquelas que acordam apavoradas no meio da noite, depois de um pesadelo.

    Centaury: crianças submissas, que se deixam dominar pelos coleguinhas, não sabem dizer não, têm dificuldade de se defender e fazem sempre o que os outros querem, vão se dar muito bem com esta essência.

    Clematis: ideal para as que vivem no mundo da lua, este floral auxilia as crianças mais desligadas, sonolentas ou com dificuldade de se concentrar nos estudos.

    Larch: resgata a confiança na própria capacidade. Indicado para as que acham que os outros são sempre melhores, temem o fracasso e por essa razão, nem se expõem. Vivem repetindo: "Eu não consigo! Eu não sei!".

    Walnut: esta essência vai auxiliar as crianças a se adaptarem aos períodos de mudanças (dentição, a ida para a escola, a chegada de um novo irmão, a puberdade etc.). Ajuda também a proteger a sua individualidade, impedindo que ela sofra influências externas que a tirem do seu caminho.

    Impatiens: os que mais precisam deste floral são os bebês agitados, irritáveis, que têm sono leve e se debatem muito durante a noite, além das crianças irriquietas, impacientes, hiperativas, que não sabem esperar, querem tudo na hora.
    Ou as barulhentas, as que falam depressa demaiss e de forma agitada, podendo até gaguejar.

    Star of Bethlehem: extremamente importante, quando usada logo após o parto, pois o bebê passa por momentos intensamente traumáticos ao nascer. E durante toda a infância, ele vai ser a "Estrela Guia" da criança, limpando os traumas do seu caminho.

    Rescue Remedy: é a essência completa para ajudar a criança a ter uma reação equilibrada, em situações emergenciais, que causam sofrimento e a tiram do seu eixo, como um acidente, uma dor intensa, um choque emocional, uma crise de alergia, uma queimadura ou um estresse qualquer.


    *texto de Mara Paroni (pediatra)
    Fonte: Revista Brasileira de Terapia Floral - Ano VI - nº 30 


terça-feira, 20 de março de 2012

TERAPIA FLORAL E AS CRIANÇAS:

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, a terapia floral é uma terapia que não apresenta nenhuma contra-indicação e pode ser usada em qualquer fase de nossa vida. O uso de florais equilibra nosso ser, nos mostra o caminho de nosso equilíbrio e trata a doença de forma global; cura o físico, o espírito, o emocional, o intelectual... Afinal, todos estão interligados.

Tal qual com os adultos, as crianças também têm seu comportamento fundamentado em necessidades e hábitos e muitas vezes, começam a viver longe de sua própria natureza, criando assim padrões viciados e atitudes negativas que as levam a somatizar doenças no seu corpo físico.
Crianças respondem muito bem ao tratamento floral, é incrível observar a evolução de uma criança que toma florais. Elas voltam a estampar em seus rostinhos a alegria e o brilho em seu olhar !!!
Dra. Kelly Almeida Artuzo.

AS CRIANÇAS PODEM E MUITO SE BENEFICIAREM COM FLORAIS:

Crianças manipuladoras: São aquelas capazes de qualquer coisa para conseguir o que querem dos pais, de professores e amigos. Podem até fazer uma doença repentina só para manipular o adulto. Vemos essas crianças reagirem assim desde bebês, com cólicas intermináveis e não justificadas, choros doídos sem nenhuma razão física e, mais tarde, podem ter febres altas repentinas, pois é assim que conseguem seu objetivo.

Crianças Invasivas: Estas crianças são às vezes confundidas com crianças inquietas e impacientes, mas na verdade o que elas não tem é limite de espaço. Entram no quarto dos irmãos sem serem convidadas e mexem em tudo, brincam com coisas dos adultos sem pedir permissão, falam sem parar e sem esperar a sua vez.
Crianças tristes, apáticas, servis demais ou negativas: Crianças tristes que não se envolvem com os demais, estão sempre isoladas do resto do grupo. São aquelas que não são capazes de dizer não ao coleguinha, se conformam com tudo, tudo está bom para elas.
Crianças que parecem não viver neste mundo, desatentas e desanimadas: São crianças desatentas em sala de aula, podem apresentar problemas de aprendizado, de fixação. São preguiçosas, desanimadas. Mesmo que aprendam várias vezes uma coisa, voltam a cometer erros. Vivem no mundo da lua.
Crianças excessivamente responsáveis: São aquelas crianças que se comportam como um adulto, parecem crescidas demais para sua idade. Com freqüência se deprimem, por não se acharem capazes de continuar sua tarefa. Não brincam, perdem a espontaneidade de ser criança.
Crianças que se recusam a crescer: Aquelas que se revoltam por terem que mudar de fase na vida. Aparece na puberdade, na fase crítica da escolha de ser criança ou adolescente. Se tornam revoltadas.
Crianças inseguras, medrosas, preocupadas, influenciáveis: O medo e a insegurança torna crianças desse tipo facilmente influenciáveis pelos demais, podem vir a ter atitudes só para agradar o grupo, pois não tem confiança em si próprias. Podem ser crianças que tem medo do escuro, que apresentam sintomas de síndrome do pânico, medo de ficar sozinha em casa, de sair na rua.
Crianças inquietas: Aquelas crianças que não param nem sequer um segundo, nunca estão satisfeitas com nada, não conseguem se concentrar em nada. Sentem um grande conflito interno e se irritam com tudo que fazem.OS FLORAIS PODEM AJUDAR E BENEFICAR MUITO!!!
Dra. Kelly Almeida Artuzo.