sábado, 5 de setembro de 2009

É DIFÍCIL-É DIFÍCIL!!!.

Difícil para as crianças aceitar o conceito de autoridade propriamente dito, sobretudo quando este não está apoiado na coerência de quem ostenta ou reclama tal status. Quer dizer que, na maioria dos casos, estas crianças perceberão de imediato se você não é coerente entre o que diz e o que faz.
Por um lado, é certo que muitas destas características eram inevitáveis, tendo em conta que a sociedade vai se convertendo, cada vez mais depressa, num culminar de inovações técnicas e de informação a todo nível. A sociedade está se transformando cada vez mais em tecnológica, conceitos como o computador, a Internet, a comunicação em tempo real, etc, que eram só sonhos há alguns anos, hoje são uma realidade. É natural então que as crianças nascidas hoje tenham uma maior empatia com todas estas coisas, pela simples razão de que estão nascendo neste meio ambiente carregado de influências tecnológicas.
Esta sociedade está cada dia mais e mais caótica. Criamos os nossos filhos como se os preparássemos para um futuro campeão de luta livre, mas com muita informação no cérebro, porque assumimos que esta sociedade vai se tornar cada vez mais selvagem, desumanizada, donde por seleção natural só os mais fortes, preparados, titulados, vão poder sobreviver e conseguir um bom posto de trabalho, um bom automóvel, um bom apartamento e um futuro promissor, porque pensamos que todas estas coisas nos trarão a felicidade. Estas crianças não encaixam nesses conceitos criados confusamente por todas as gerações precedentes, porque todas elas fundaram uma sociedade baseada em falsidades inumanas, não em valores.
Está tudo bem que hoje habituemos as crianças a manejar aparelhos como o computador e suas diversas ferramentas, questões muito na moda ultimamente em todos os sistemas educacionais, seguramente com a idéia de que o começar cedo com o uso destas coisas vai prepará-los melhor para a vida, mais adiante. No entanto, é muito melhor tratar de equilibrar o imenso potencial mental e espiritual que cada uma destas crianças traz consigo, não dizendo com isto que tudo o que foi anteriormente exposto não seja importante, mas em todo caso deve ser só complementar. E realmente a ciência e a tecnologia podem ser úteis ferramentas, mas não nos fazem mais felizes.
Texto de Oswaldo Rocha Illescas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário