quarta-feira, 21 de março de 2012

ESSÊNCIAS DE BACH QUE PODEM AJUDAR:

  1. Chicory: para as crianças muito apegadas, que "grudam" na mãe e não largam o colo; que ficam doentes pelo medo do abandono; que adoecem quando os pais viajam ou quando não querem que a mãe vá trabalhar.
    Pode ajudar na hora do desmame, na hora de largar a chupeta ou a mamadeira, ideal para a criança não se sentir deixada de lado, quando nasce um irmãozinho.

    Mimulus: indicado às envergonhadas e tímidas, que têm medo de enfrentar o mundo, de ficar sozinhas, do escuro, de bichos, de vivenciar situações novas como ir à escola, andar de avião ou entrar na água do mar.

    Rock Rose: ajuda as que entram facilmente em pânico, quando se machucam, por exemplo, ou quando se vêem perdidas da mãe. É útil também para aquelas que acordam apavoradas no meio da noite, depois de um pesadelo.

    Centaury: crianças submissas, que se deixam dominar pelos coleguinhas, não sabem dizer não, têm dificuldade de se defender e fazem sempre o que os outros querem, vão se dar muito bem com esta essência.

    Clematis: ideal para as que vivem no mundo da lua, este floral auxilia as crianças mais desligadas, sonolentas ou com dificuldade de se concentrar nos estudos.

    Larch: resgata a confiança na própria capacidade. Indicado para as que acham que os outros são sempre melhores, temem o fracasso e por essa razão, nem se expõem. Vivem repetindo: "Eu não consigo! Eu não sei!".

    Walnut: esta essência vai auxiliar as crianças a se adaptarem aos períodos de mudanças (dentição, a ida para a escola, a chegada de um novo irmão, a puberdade etc.). Ajuda também a proteger a sua individualidade, impedindo que ela sofra influências externas que a tirem do seu caminho.

    Impatiens: os que mais precisam deste floral são os bebês agitados, irritáveis, que têm sono leve e se debatem muito durante a noite, além das crianças irriquietas, impacientes, hiperativas, que não sabem esperar, querem tudo na hora.
    Ou as barulhentas, as que falam depressa demaiss e de forma agitada, podendo até gaguejar.

    Star of Bethlehem: extremamente importante, quando usada logo após o parto, pois o bebê passa por momentos intensamente traumáticos ao nascer. E durante toda a infância, ele vai ser a "Estrela Guia" da criança, limpando os traumas do seu caminho.

    Rescue Remedy: é a essência completa para ajudar a criança a ter uma reação equilibrada, em situações emergenciais, que causam sofrimento e a tiram do seu eixo, como um acidente, uma dor intensa, um choque emocional, uma crise de alergia, uma queimadura ou um estresse qualquer.


    *texto de Mara Paroni (pediatra)
    Fonte: Revista Brasileira de Terapia Floral - Ano VI - nº 30 


Nenhum comentário:

Postar um comentário